Método de Melhoria de Resultados (MMR).

O Método de Melhoria de Resultados trata-se de um conjunto de ações articuladas dentro do Programa Gestão em Foco, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de ensino nas unidades escolares e diretorias de ensino abrangidas pelo projeto. O programa visará um plano de ações de ordem administrativa e/ou pedagógica para a melhoria de ensino, impactando diretamente a meta do IDESP 2018. 
O programa, em etapa escolar, é gerenciado pela Supervisão de Ensino em parceria com uma comissão montada pelo Diretor de Escola, incluindo membros da própria gestão, corpo docente, corpo discente e comunidade escolar. 

Em um primeiro passo, a comissão conheceu o problema que afeta diretamente a meta da escola e posteriormente o quebrou por meio de uma discussão em formato de brainstoring, levando-nos a chegar na causa-raiz do problema. Essas discussões consideraram além de elementos novos, como as AAPs e o andamento da rotina escolar, o histórico da meta da Escola Wanda e os resultados apresentados na Plataforma Foco Aprendizagem. 

Constatou-se, em nosso caso, que o problema que impacta a meta do IDESP no Ensino Fundamental (Anos finais) é o fluxo; enquanto no Ensino Médio é o desempenho insatisfatório na disciplina de Matemática (coerente, diga-se de passagem, com a realidade de outras unidades escolares da Diretoria de Ensino). 

A partir destes dados, a Profª Maria Helena Oliveira (PMEC) e o Prof. Moizés da Silva Dias (Coordenador Pedagógico dos Anos Finais) farão o acompanhamento do fluxo escolar; enquanto o Prof. Fábio Luiz de Souza (Coordenador Pedagógico do Ensino Médio) promoverá uma série de formações específicas aos professores de Matemática do Ensino Médio, visando a implementação de novas estratégias e abordagens de recuperação contínua em sala de aula, a fim de recuperar as habilidades defasadas nestes alunos. 

As principais ações e etapas do MMR estão cadastradas na Plataforma da Secretaria Escolar Digital (SED) e podem ser companhadas por todos os professores da Unidade Escolar. As ações mais significativas terão início no segundo semestre de 2018 e serão comunicadas gradativamente nas ATPCs.

Um ótimo retorno a todos!

Coordenação Pedagógica.

Comentários